TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação Nº 204, de 25 de junho 2020. Publicada no DOU nº 128 de 25/06/2020.

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Fibra tem como objetivo geral a formação de profissionais do Direito com elevado nível de preparo intelectual e consciência social, qualificados para o exercício técnico e profissional do Direito. Almeja-se formar profissionais para exercerem, com a devida competência, a prática da Ciência Jurídica, face à realidade dos fenômenos jurídicos e suas múltiplas relações econômicas, políticas, sociais, ambientais e culturais, no contexto amazônico.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Fibra:

  • Proporcionar uma sólida formação geral, humanística e axiológica com o domínio dos fundamentos de compreensão e utilização do Direito em suas variadas manifestações e aplicações;
  • Para que o egresso alcance este perfil, o Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Fibra, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 09/2004, proporciona condições para que seus alunos desenvolvam as seguintes competências e habilidades:
  • Com a formação recebida no Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Fibra, o egresso está apto a atuar nas diversificadas opções profissionais que a graduação em Direito lhe oferece.
  • O egresso do Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Fibra pode atuar tanto nas carreiras jurídicas tradicionais (Advocacia, Procuradoria/Promotoria, Defensoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Polícia Civil e etc.), como nas novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, tais como: administração de grandes corporações, assessoria e consultorias a empresas e etc.
  • O egresso do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA é um profissional com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva e visão crítica. Será um profundo conhecedor das bases constitutivas do Direito, conhecedor crítico do ordenamento jurídico vigente e da realidade social em que está inserido, apto a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento.
  • O futuro bacharel em Direito está preparado para entender e construir soluções diante da realidade dos conflitos sociais e seus desdobramentos, e não ficar preso a conceitualismos metafísicos que o afastam do mundo e colocam em uma redoma legalista geradora de injustiça, em função de seu ensurdecimento social.
  • O Curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Fibra forma profissionais com sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomenta a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica.
  • O egresso do Curso de Graduação em do Centro Universitário Fibra é um profissional com elevado nível de preparo intelectual e consciência social, principalmente amazônica, qualificado para o exercício técnico e profissional do Direito em todas as áreas.

Habilidades e Competências

Para que o egresso alcance este perfil, o Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 09/2004, proporciona condições para que seus alunos desenvolvam as seguintes competências e habilidades:

  • Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
  • Interpretação e aplicação do Direito, considerando a compreensão adequada dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros;
  • Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
  • Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade metafórica e analógica;
  • Julgamento fundamentado e tomada de decisões;
  • Domínio de tecnologias e métodos alternativos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
  • Compreensão e relação dos fundamentos filosóficos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Perspectivas / Possibilidades de Inserção Profissional do Egresso

Com a formação recebida no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, o egresso está apto a atuar nas diversificadas opções profissionais que a graduação em Direito lhe oferece.

O egresso do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia pode atuar tanto nas carreiras jurídicas tradicionais (Advocacia, Procuradoria/Promotoria, Defensoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Polícia Civil e etc.), como nas novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, tais como: administração de grandes corporações, assessoria e consultorias a empresas e etc.

Importante lembrar que os Cursos de Graduação em Direito formam bacharéis em Direito que devem possuir conhecimentos suficientes para o exercício das carreiras jurídicas tradicionais, tais como Advocacia, Procuradoria/Promotoria, Defensoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Polícia Civil e etc. A formação em Direito é, portanto, generalista, não permitindo o exercício imediato de qualquer das carreiras jurídicas tradicionais.

O bacharel em Direito, portanto, deve ser preparado para o exercício de ampla gama de atividades, fornecendo o ponto de partida para o ingresso nas carreiras jurídicas. Seu perfil deve ser, em nível da formação universitária básica, necessariamente generalista, mesmo quando eleita uma determinada ênfase curricular.

Em Belém, Estado do Pará, as perspectivas / possibilidades de inserção profissional do egresso são bastante amplas, principalmente no que se refere às carreiras tradicionais.

A composição dos órgãos da administração da justiça e segurança revela que o município de Belém sedia, no âmbito da justiça federal, a Seção Judiciária do Estado do Pará; no âmbito da justiça do trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e a Justiça do Trabalho da 8ª Região; no âmbito da justiça eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, no âmbito da justiça estadual, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a Comarca de Belém e os Juizados Especiais da Capital, além da Justiça Militar do Estado, Cartórios de Registro Civil da Comarca da Capital, Cartórios Extrajudiciais da Região Metropolitana de Belém, Cartórios de Títulos e Documentos de Região Metropolitana de Belém.

Belém também abriga o Ministério Público do Estado do Pará, a Procuradoria Geral do Estado do Pará, o Ministério Público Federal: Procuradoria Regional da 1º Região, a Defensoria Pública da União no Estado do Pará, a Defensoria Pública do Estado do Pará, o Conselho Tutelar.

No âmbito da segurança, o município de Belém sedia a Polícia Civil do Estado do Pará e a Polícia Militar do Estado do Pará.

Portanto, a composição dos órgãos da administração da justiça e segurança no município de Belém revela além da possibilidade de ingresso nas carreiras públicas, mediante aprovação em concurso; as possibilidades para o exercício da Advocacia perante o poder judiciário local e mesmo a defesa dos direitos dos cidadãos nos órgãos de segurança pública.

No campo das novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, também é possível afirmar que o município de Belém, assim como o Estado do Pará, apresenta amplas e diversificadas possibilidades de inserção profissional.

Em Belém, estão instaladas indústrias, abrindo perspectivas de cargos na administração dessas corporações, assim como a prestação de serviços de assessoria e consultorias a empresas nas áreas tradicionais do Direito.

Áreas de Atuação

O bacharel em Direito pode atuar tanto em carreiras públicas, por meio da aprovação em concursos, quanto no universo privado.

Nas carreiras públicas tradicionais, boas opções são as Procuradorias, a Defensorias e a Magistratura, já nas empresas e indústrias, atua prestando assessoria ou consultoria jurídica.

Perfil do Profissional

O egresso do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA é um profissional com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva e visão crítica. Será um profundo conhecedor das bases constitutivas do Direito, conhecedor crítico do ordenamento jurídico vigente e da realidade social em que está inserido, apto a superar os desafios de renovadas condições de exercício profissional e de produção do conhecimento.

O futuro bacharel em Direito está preparado para entender e construir soluções diante da realidade dos conflitos sociais e seus desdobramentos, e não ficar preso a conceitualismos metafísicos que o afastam do mundo e colocam em uma redoma legalista geradora de injustiça, em função de seu ensurdecimento social.

O Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA forma profissionais com sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomenta a capacidade de trabalho em equipe, favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica.

O egresso do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia- FIBRA é um profissional com elevado nível de preparo intelectual e consciência social, principalmente amazônica, qualificado para o exercício técnico e profissional do Direito em todas as áreas.

Carga horária

4.620 horas

Turnos

Manhã, Tarde e Noite

Investimento

  • Mensalidade R$ 1.600,00
  • Para pagamento até o vencimento (*) R$1.215,00
  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), alunos egressos (Graduação), transferências, alunos de escolas públicas e Portadores de Nota do Enem tem descontos diferenciados, consulte-nos para mais informações.
  • (*) Até o dia 10 de cada mês
  • (**) Condição válida no primeiro ano do curso.

Duração

10 semestres (5 anos)

Coordenação

gomes meloJosé Messias Gomes de Melo

Coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário FIBRA (IES e Curso de Direito nota 5), desde 2013. Mestre em Direito (2006) pela UFPA. GRADUAÇÕES: Direito (UFPA/1999-2003) e Processamento de Dados (UNAMA/1996-1998). Pós-graduação lato sensu: Redes de Computadores (UFPA/1999), Gestão Estratégica em Defesa Social (UEPA/2009). DOCÊNCIA: FIBRA: (graduação e pós-graduação desde 2010) nas disciplinas de Direito Administrativo e Direito Empresarial. IESP: em convênio com a UFPA/2005-2006 nos cursos de graduação e pós-graduação; em convênio com a UEPA/2007-2008 disciplinas de Gestão Orçamentária e Financeira. ESMAC/2008: disciplina de Direito Constitucional. Academia de Polícia Militar do Pará (APM/2007): disciplina de Direito Ambiental para o Curso de Formação de Oficiais. Academia da Polícia Civil do Pará (APC/2000): disciplina de Informática Aplicada para o Curso de Formação de Delegados. Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Pará. Doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/FIBRA) desde 2018. Avaliador ad doc do MEC desde de 2018. Livro publicado: Vade Mecum do Militar do Estado do Pará (ISBN: 978-65-5915-533-5), 4ª edição/2021. Email para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.