O Centro Universitário Fibra desenvolve atividades de investigação científica, promovendo ações que contribuam com as atividades de ensino e extensão. Assim, fomenta a realização de projetos que evidenciem relevância acadêmica, científica, tecnológica,social e cultural, como princípio educativo e de veiculação dos conhecimentos a serviço do crescimento econômico e da promoção da qualidade de vida da comunidade. Para isso, investe em linhas de pesquisa pré-definidas pelos respectivos cursos de graduação, com enfoque prioritário em temas e problemas regionais amazônicos que visem a inovações tecnológicas e responsabilidade social e cultural.

O Centro também desenvolve o Programa de Apoio à Iniciação Científica, entendendo a importância de envolver alunos da graduação em projetos de investigação científica para sua desenvoltura acadêmica no campo profissional e ou para seu ingresso em programas de pós-graduação, lato e stricto sensu.

Observa-se que, a cada ano, vem aumentando o quantitativo tanto de projetos de investigação científica quanto de alunos de iniciação científica. A seguir, apresentamos o panorama da Investigação Científica e da Iniciação Científica no Centro Universitário Fibra, divulgando os projetos desenvolvidos; os trabalhos apresentados em congresso; e os trabalhos publicados em periódicos acadêmicos.