Investigação Científica

De 2014 a 2017, quase todos os professores e alunos que desenvolveram projetos de investigação científica apresentaram, em eventos científicos, trabalhos relacionados às propostas pesquisadas, destacando-se o quantitativo de professores e alunos dos cursos de Biomedicina e História.

De 2014 a 2016, quase todos os professores e alunos que desenvolveram projetos de investigação científica apresentaram, em eventos científicos, trabalhos relacionados às propostas pesquisadas, destacando-se o quantitativo de professores e alunos dos cursos de Biomedicina e História.

Professores e alunos que participam de projetos de investigação científica apresentaram, em eventos científicos locais e fora do estado, trabalhos relacionados às propostas pesquisadas. Seguem quadros, por ano, desde 2014, com dados relativos aos projetos, cursos, professores e alunos de iniciação científica.

A Coordenadoria de Investigação Científica, do Centro Universitário Fibra, possui dois tipos de periódicos científicos publicados bianualmente: "Resumos Expandidos de Relatórios de Investigação Científica" e "Resumos de Relatórios de Iniciação Científica", aquele referente a projetos de investigação científica, desenvolvidos por professores, e este, a planos de trabalho, desenvolvidos por alunos de iniciação científica.

Em 2017, houve aumento do número de projetos e de cursos proponentes em relação ao ano de 2016. De 16 subiu para 24 o quantitativo e de 6 (seis) para 8 (oito) o de cursos: Administração (2), Biomedicina (6), Direito (2), Enfermagem (3), Farmácia (8), História (1), Nutrição (1) e Serviço Social (1). Os resumos desses projetos evidenciem temáticas de relevância acadêmica, tecnológica, científica e social voltadas para problemáticas, acima de tudo, regionais.

Resumos de Projetos
A história regional na sala de aula: produção e usos de livros (para)didáticos de história da Amazônia no início do século XXI
Análise microbiológica em garrafas de água utilizadas por frequentadores de academias em Belém - PA
A organização dos catadores de coleta seletiva no município de Belém do Pará: um olhar do Serviço Social
A recuperação judicial e a falência na lei nº 11.101/05: diálogos doutrinários em casos concretos
Atividade física e suplementação nutricional na saúde e no esporte – projeto de nutrição esportiva (PRONE)
Avaliação da atividade antifúngica do extrato aquoso de chenopodiumambrosioides (mastruz) sobre espécies de aspergilussp e candida sp.
Avaliação da atividade repelente e inseticida do óleo extraído das sementes da carapa guianensis abul. (andiroba) frente ao mosquito aedes aegypti.
Avaliação da qualidade de comprimidos de paracetamol
Avaliação da qualidade de vida em mulheres climatéricas
Concentração de cianeto total em alimentos derivados da mandioca comercializados em feiras livres da região metropolitana de Belém - Pará
Controle de qualidade físico-químico na oleorresina de copaíba comercializada em farmácias de manipulação da capital paraense
Dinâmica molecular da proteína NS5 do vírus Zika
Empresa, empresário e direitos fundamentais: análise da função social da empresa e da eficácia dos direitos fundamentais nas relações privadas
Estruturas parasitárias em frutas in natura
Estudo das mutações do gene CYP21A2 associadas à hiperplasia adrenal congênita através de cálculos de energia livre in sílico.
Estudo de mutações sítio dirigidas e seleção de candidatos a fármacos por meio de simulação computacional
Identificação de fungos toxicogênicos produtores de aflatoxinas e ocratoxina em plantas medicinais comercializadas na feira Ver-o-Peso na cidade de Belém do Pará
O empoderamento do cuidador da população idosa amazônida
O que se esconde nos sanduíches e sucos de rua da cidade de belém? uma análise parasitológica
Papel do neurotransmissor GABA no comportamento de ingestão de água e sódio modulado por endocanabinoides
Perfil biossocial de pacientes com malária por Plasmodium vivax no município de Anajás, Pará.
Planejamento estratégico: atividade informal em coletivos da linha – Ananindeua/Belém - PA
Planejamento estratégico no setor público: metodologia de implementação a partir do BSC
Práticas interativas e complementares, uma realidade do SUS: percepção dos profissionais da estratégia saúde da família