Resolução

RES.111/2008

Este curso tem por objetivo capacitar professores da educação para a docência em Língua Portuguesa e respectivas literaturas no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, visando à melhoria da educação no Estado do Pará, no sentido de colaborar com os novos desafios políticos pedagógicos. Assim, especificamente objetiva subsidiar reflexões sobre o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, bem como das literaturas brasileira e portuguesa propiciando, ainda, uma formação específica aos professores, levando em consideração o contexto da Amazônia.

Profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Letras e/ou Linguística, licenciados ou bacharéis, ou graduados em qualquer área com conhecimento comprovado e/ou atuantes na área educacional, que tenham interesse em refletir, discutir e ampliar seus conhecimentos sobre Língua Portuguesa e Literaturas.

16 MESES (*)

(*) Disciplinas: 13 meses
Trabalho de conclusão: 03 meses

Documentos: (Original e cópia)

Uma foto 3x4

• Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações.

01 Metodologia da pesquisa científica
02 Tópicos em Pragmática e Semântica
03 Literatura Portuguesa
04 O uso do português brasileiro: uma perspectiva sociolinguística
05 Análise crítica e literária
06 Gênero textual e ensino
07 Tópicos de estudos da literatura: gêneros literários
08 História da literatura brasileira
09 Linguística textual: a coerência e a produção de sentidos no texto
10 Linguística textual: mecanismos de coesão
11 Literatura da Amazônia Paraense
12 Vozes verbais e modalizadores discursivos: uma relação de construção de sentidos nos textos orais e escritos
13 Literatura Infanto-juvenil

Coordenador (a)

aline rodriguesAline Batista Rodrigues

Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2007), Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (2009) e Mestrado em Linguística, na área de concentração Ensino-Aprendizagem de Línguas pela Universidade Federal do Pará (2012). Cursa Doutorado em letras na Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Belém, além de atuar na docência superior na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), no curso de Letras e Serviço Social. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de línguas; práticas de leitura; relações de poder; escrita- reescrita e práticas discursivas.