Resolução

RES.129/2008

Objetivo Geral:

Suplementar e aprofundar o conhecimento da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para professores e quaisquer graduados interessados nesta temática.

Objetivos Específicos:

Contribuir para o cumprimento da determinação legal que instituiu a obrigatoriedade, nas “...diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico raciais e para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana...” (Art. 2º da Resolução nº 1 de 17/06/2004) na Educação básica.

Aprofundar os conhecimentos históricos e culturais através das disciplinas constitutivas do curso.

Levar os alunos a reflexão e ao exercício de uma atitude ética confrontada à diversidade étnica e multicultural da Sociedade Brasileira.

Fomentar entre os participantes a criação de material didático para os alunos da Educação Básica, tais como textos, mapas da diáspora africana, fotografias, material musical, de artes visuais e quaisquer outros.

Construir com os alunos do curso caminhos para a socialização, com efeito multiplicador nas escolas e sociedade em geral, dos objetos de estudos realizados.

Público alvo

O curso de Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana destina-se a atualização de profissionais da área de educação, sejam atuantes no ensino de história ou outras áreas do conhecimento, nas humanidades e outros interessados no assunto; profissionais buscando aperfeiçoamento nesta área de conhecimento, com graduação em História, bacharelado e licenciatura, Filosofia, Geografia, Pedagogia, e demais profissionais das Ciências Humanas como também profissionais formados nas Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e mesmo profissionais da saúde que lidem com este conteúdo tão interdisciplinar, como psicólogos, ou egressos de outras formações que justifiquem o vínculo à temática da especialização em seu trabalho de conclusão de curso.

Duração do curso

16 MESES (*)

(*) Disciplinas: 13 meses
Trabalho de conclusão: 03 meses

50 vagas

• Documentos: (Original e cópia)
  • Uma foto 3X4

• Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações.

Denominação da disciplina
01 Metodologia de pesquisa
02 Representações sobre a África
03 História da África I
04 História dos africanos e afro-brasileiros no Brasil: do tráfico ao século XIX.
05 História dos africanos e afrodescendentes na Amazônia: do tráfico ao século XIX.
06 História da África Contemporânea
07 Comunidades negras rurais e quilombos contemporâneos
08 Religião e religiosidade de matrizes africanas no contexto latino-americano.
09 Literaturas africanas
10 Literaturas de expressão afro-brasileira
11 Dimensões culturais e artísticas africanas e afrodescendentes
12 História e movimentos políticos africanistas
13 Políticas, teorias e experiências curriculares na educação étnico racial

Coordenador (a)

gabriel lagesLuana Sullivan Bagarrão Guedes

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal do Pará (2003), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e cursando o doutorado em História pela Universidade Federal do Pará. Professora titular da Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África e cultura afro-brasileira, História contemporânea, Historiografia e História do Brasil República. Além disso, é professora da pós-graduação História e Cultura Afro-brasileira e da pós-graduação em História Contemporânea da Faculdade Integrada Brasil Amazônia e coordenadora do Curso de Licenciatura em História da FIBRA.