O selo Versivox e a Companhia Teatral Nós outros abrem sua biblioteca cênico musical mais uma vez e, por meio do projeto Romances Contados e Cantados, trazem ao público uma forma nova de ler um dos mais famosos clássicos universais. Em parceria com a Fibra, os dois grupos estreiam no auditório da universidade (Gentil Bittencourt, 1144, entre Generalíssimo e 14 de Março), nesta sexta, dia 26, às 20h, “Dom Quixote – O Show”. No palco, a famosa obra do espanhol Miguel de Cervantes vira música, leitura e cenas. O espetáculo será apresentado ainda no sábado, também às 20h, e no domingo, às 18h. Os ingressos para a comunidade em geral custam R$ 20,00, com direito às meias previstas em lei, e R$ 5,00 para alunos da Fibra. A produção conta com o apoio da Unipop.

A adaptação do texto foi feita por Hudson Andrade, que faz ainda a direção cênica e interpreta o famoso Sancho Pança. O ator Nilton Cézar dá vida ao icônico protagonista da trama. Carlos Correia Santos musicou as letras criadas por Andrade, assume os vocais do show e faz a direção geral do projeto. Os músicos convidados sãoTaíssa Miranda na flauta transversal e Ismael Rodrigues na percussão. A luz é assinada por Vanda Lopes. “Dom Quixote – O Show” é o segundo volume do Romances Contados e Cantados. O primeiro, grande sucesso de público e crítica, foi “Dom Casmurro – O Show”, baseado no clássico de Machado de Assis.

LOUCURA E VERDADE

Quando decidiram apostar na obra Dom Quixote, Hudson Andrade e Carlos Correia Santos mantiveram o compromisso de oferecer a literatura em seu estado mais puro ao público. Apaixonados por livros, pela escrita, desejavam compartilhar esse amor com os outros, como já havia acontecido com Dom Casmurro, esse adaptado por Santos.

Dada a Andrade a missão de adaptação do Quixote, começaram os embaraços. Como mexer numa obra desse porte? O que dizer e o que não dizer a fim de torná-la acessível sem desvirtuá-la como tão comumente acontece? E mais: como adaptá-la para o formato do projeto, com tempo e características próprias? “Foram dez meses de trabalho”, diz Andrade. “Duas leituras completas do livro, muitas anotações e um se apropriar da obra de Cervantes como se ela fosse minha!” E para garantir essa originalidade a adaptação foi além, situando as aventuras do cavaleiro da Mancha no sertão nordestino, com falas, costumes, ritmos e cultura tipicamente brasileiros. Para Nilton César que interpretará o abilolado herói “As situações são dinâmicas e divertidas. O que parece loucura pra nós é perfeitamente coerente pro Quixote. Quem sabe afinal se ele é mesmo louco? Ou se loucos não somos nós, que perdemos a capacidade de sonhar?”

Carlos Correia Santos, responsável pelo selo Versivox, vai para o palco como um cantador. O enredo, centrado em Dom Quixote e Sancho Pança, traz alguns personagens secundários, sobretudo, nas canções, marca registrada do Versivox e parte integrante desse formato. Destaque para Balada Para o Herói da Mancha e Lucinda. “Essas canções ficaram especialmente bonitas. É um prazer cantá-las. O Versivox tem se empenhado em levar a literatura através de outros suportes e a música tem sido um canal espetacular. Cantar e tocar pra mim é algo muito especial!”, diz o também poeta e dramaturgo.

CLÁSSICO UNIVERSAL

O professor e crítico literário estadunidense Harold Bloom disse que não existe uma resposta universal para a pergunta de “qual livro se levaria para uma ilha deserta”, mas afirma que a maioria dos leitores incessantes, dotados de discernimento autêntico optariam, entre poucos, por O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote da Mancha.

Considerada a grande criação de Miguel de Cervantes Y Saavedra (1547 – 1616) e tida por muitos como o expoente máximo da literatura espanhola, Dom Quixote é uma novela realista que narra ao longo de seus 126 capítulos a história de um fidalgo que, apaixonado por novelas de cavalaria, após lê-las em demasia, perde o juízo e ao tomá-las por verdadeiras, decide ele próprio se tornar um cavaleiro andante e sair pelo mundo desfazendo os agravos de toda ordem. Em sua novela, Cervantes satiriza as fantasiosas histórias de cavaleiros que já se encontravam em declínio àquela época.

PARCERIA

A parceria entre a Fibra, o Versivox e a Nós Outros começou em agosto com mais uma temporada de Dom Casmurro. A proposta da facuildade é inovadora em nossa região. Várias instituições de ensino superior em outros Estados possuem teatros e promovem ações culturais dentro e fora de seus campi. “A Fibra vem promovendo outras ações envolvendo teatro e música e acolher o Romances Contados e Cantados é um passo muito significativo, pois se trata de uma frente pouco explorada: a literatura”, comemora Carlos Correia. “Novas ações estão previstas para serem realizadas nessa parceria.  Os sonhos ou as loucuras apenas começaram”, festeja Hudson Andrade.