TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Carla Bicelli na premiação pelo 1º do Simulado OAB Fibra

Carla Bicelli na premiação pelo 1º do Simulado OAB Fibra

No dia 16 de abril, aconteceu a premiação do Simulado do Exame de Ordem – FIBRA 2014, realizado no último dia 05 deste mês. Batemos um papo com a primeira colocada do simulado, Carla Marinho Bicelli, aluna do décimo período e recém-aprovada na primeira fase da OAB e separamos algumas dicas para quem vai prestar o exame. Confira:

Qual é o segredo para se preparar para a OAB?

“A primeira coisa é focar, sem se desfazer das outras coisas, é claro. É possível levar uma vida normal, basta se programar para estudar. Eu, por exemplo, procurei curtir páginas no facebook referentes à OAB e me desliguei de qualquer outra coisa que não fosse o exame. Todo dia eu lia alguma coisa sobre o assunto. A preparação em si começa bem antes do período específico do exame, resolvendo provas anteriores (é importante resolver a prova inteira, e não apenas as questões com assuntos de maior afinidade). No começo acertava 20 questões e ficava arrasada, mas com o tempo fui acostumando com o tipo de prova e peguei o ritmo. Foi aí que entendi como era a avaliação. O comprometimento é seu com você mesmo. Não adianta observar o comportamento dos outros, até porque não há concorrência, ou você passa ou não passa. Basta fazer os pontos necessários para a aprovação. O desgaste emocional e a pressão psicológica sobre si mesmo é enorme.”

E qual a importância em realizar o Simulado do Exame de Ordem nesse processo de preparação?

“Primeiramente acho que o simulado tem que ser igual à prova, afinal é uma simulação. A Fibra fez exatamente como é o exame, atentando-se para detalhes como: tempo, preenchimento do gabarito e formatação da prova. Quem faz pela primeira vez se assusta, por isso é importante treinar. Isso ajuda a controlar o nervosismo, e consequentemente na hora do exame o candidato fica mais tranquilo. Os professores orientam muito a primeiro resolver as questões das disciplinas que dominam, e também a identificar o assunto abordado em cada questão. Isso tudo se treina em um simulado. E não adianta tentar em casa, pois é mais fácil desviar a atenção, o simulado tem que ser pra valer.”

Sabemos que a prova é bastante temida pela maioria dos candidatos, e isso causa bastante nervosismo. Isso te atrapalhou muito?

“Um erro que cometi no simulado foi tentar revisar a prova e trocar alternativas que já haviam sido marcadas anteriormente. Perdi quatro questões nessa brincadeira. Esse é o problema de quando tem tempo para revisar. Após certo tempo de prova, o cérebro acaba ficando cansado, e isso causa confusão. Portanto, se marcou uma alternativa, nada de ler depois de um tempo e se confundir. Se estiver com dúvida inicialmente na questão, deixa em branco e retorna posteriormente ou elimina as alternativas mais absurdas.”

Você fez algum curso preparatório?

“Não fiz cursinho, mas recomendo. Quem tiver condições de fazer, vale muito a pena. Tudo é investimento. O que não se aprende na faculdade, é ensinado pelos professores de cursinho. Mas é necessário aproveitar todas as aulas, cada segundo.”

Agora, vivenciando a preparação para a segunda fase, poderia nos explicar qual a diferença entre as duas?

“A primeira fase é muito difícil, são dezessete disciplinas referentes a cinco anos de curso, e o candidato precisa demonstrar competência em cinco horas de prova. Já para a segunda fase (que estou vivenciando agora), a preparação é totalmente diferente: o candidato escolhe apenas uma disciplina e foca nela. São quatro questões subjetivas e uma peça, aí se reconhece a verdadeira técnica do candidato. Uma coisa importante é que na faculdade o estágio é obrigatório desde o 7º semestre, ou seja, o acadêmico já entra em contato com essa parte técnica desde esse período, o que é fundamental na preparação para a segunda fase.”

Qual foi a sensação de ser aprovada na primeira fase da OAB?

“Os professores sempre falam que salto alto e OAB não combinam. A primeira fase é apenas o primeiro obstáculo, ainda tem o segundo e talvez o mais trabalhoso, o que me encontro agora. É importante não relaxar, manter o foco e a disciplina. Estou me preparando ainda mais e tendo mais trabalho, elaborando peças todos os dias.”

Qual a importância da OAB para o acadêmico de direito?

“É extremamente importante que qualquer profissional da área passe pelo exame. Eu, por exemplo, penso em advogar e também em fazer concurso, pois representa estabilidade e até para fazer alguns concursos é necessário ter a carteira da OAB, ou seja, não há como fugir do exame.”

Que dica você deixa para quem ainda vai prestar o exame?

“O segredo não é estudar pra passar, é estudar ATÉ passar. Jamais perder o foco e a disciplina.”

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.