Cursos participantes em 2018

I - Bacharelados em:
Administração, Direito e Serviço Social.

Objetivos do exame

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do MEC (SINAES/MEC), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

• O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a conclusão do curso.
  • O Enade é uma forma de avaliar o curso e a instituição por meio do desempenho dos alunos na prova. O resultado do Enade é um indicador de qualidade que serve de referência para o ciclo avaliativo do SINAES/MEC.
  • O conceito Enade em conjunto com as informações do Censo da Educação Superior e as respostas dos alunos no Questionário Socioeconômico servem de base para o cálculo do CPC (Conceito Preliminar de Curso). O CPC é a nota do curso.

Estudantes habilitados

Deverão ser inscritos no Enade 2018 os estudantes que atendam os seguintes critérios de habilitação:
I - Estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2018, devidamente matriculados, e que tenham de zero (0) a vinte e cinco por cento (25%) da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do Enade 2018;
II - Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido oitenta por cento (80%) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2018;
III – Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado setenta e cinco por cento (75 %) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Enade 2018.

Inscrição dos estudantes

A Instituição de Educação Superior (IES), por meio dos coordenadores dos cursos participantes e os Expedientes das respectivas Faculdades deverão inscrever os estudantes habilitados no Sistema ENADE no período de 02 de julho a 12 de agosto de 2018.

• É imprescindível ao processo de inscrição o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do estudante.
  • O estudante que ainda não dispõe de CPF deve acessar a página Receita Federal da Internet para obter informações sobre a inscrição no Cadastro de Pessoa Física, com a antecedência necessária à respectiva inscrição ao ENADE 2018.

Cadastro dos estudantes

Os estudantes concluintes inscritos deverão, obrigatoriamente, acessar o Sistema Enade no endereço http://enade.inep.gov.br e realizar o cadastro no período de 14/08 a 21/11/2018, informando seus dados pessoais e de contato, para receber as informações relativas ao exame. (itens 10 e 11 do Edital nº 40/2018) inserir link edital

Notas:

• Os estudantes que precisarem de atendimento especializado/específico no dia do exame, deverão solicitar o atendimento no período de 14/08 a 03/09/2018.
  • Os estudantes que desejarem atendimento pelo nome social deverão solicitar o atendimento no período de 04 a 10/09/2018.
  • Os estudantes concluintes de Dupla Graduação em cursos avaliados pelo Enade 2018 deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação do Exame no período de 04 a 10/09/2018.
  • A partir de 09/11/2018, os estudantes deverão verificar no Sistema Enade o local da Prova.

Questionário do estudante

Os estudantes inscritos como concluintes deverão preencher o questionário do estudante no Sistema Enade (http://enade.inep.gov.br ), no período de03/09 a 21/11/2018

• O preenchimento completo do questionário é requisito necessário para a visualização do local da prova.
  • A regularidade no Enade 2018 será atribuída mediante o preenchimento completo do Questionário do Estudante e a presença atestada no local da prova.

Data do exame

A prova do Enade 2018 será aplicada no dia 25 de novembro, com início às 13 horas (horário de Brasília). O estudante deverá chegar ao local da prova às 12h para evitar atraso.

• Somente os estudantes concluintes participarão da prova a ser aplicada em 25/11/2018.
  • Os ingressantes inscritos serão dispensados.

Saiba mais sobre o Enade 2018

Legislação pertinente ao Enade

• Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
  • Portaria Normativa nº 19, de 13 de dezembro de 2017.
  • Portaria MEC nº 501, de 25 de maio de 2018 (Enade 2018).
  • Edital nº 40, de 19 de junho de 2018 – Procedimentos e prazos Enade 2018.