TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

A Roda de Diálogos de Temas Contemporâneos do Serviço Social da FIBRA foi pensado a partir da construção coletiva dos discentes e docentes do Curso de Serviço Social que suscitaram a necessidade do aprofundamento, problematização e complementação dos conteúdos temáticos vinculados direta ou indiretamente às disciplinas na perspectiva de aprimorar e fomentar conhecimentos teóricos e práticos possibilitando um alargamento do Projeto Político Pedagógico do Curso.

A partir do exposto, o Curso de Serviço Social da FIBRA realizará a I Roda diálogos de Temas Contemporâneos quevai abordar “A TRANSEXUALIDADE: DESAFIOS E CONQUISTA NA SOCIEDADE”, esta discussão possibilitará debates acerca da inclusão de transexuais na sociedade, por meio de políticas públicas que os façam ser respeitados por sua identidade, possibilitando a materialidade dos direitos humanos e das garantias constitucionalmente asseguradas como a dignidade da pessoa humana, da subjetividade, liberdade, educação e trabalho.

Simone de Beauvoir (1967, p. 09), ao dizer que “ninguém nasce mulher: torna-se mulher”, captura a essência da identidade de gênero, do processo histórico, cultural e social que resulta em se identificar como homem ou mulher.

À luz desta questão, o nome social é aquele pelo qual os transexuais preferem ser chamados. Difere do nome de registro, que na maioria das vezes corresponde ao sexo biológico.

O Curso de Serviço Social da FIBRA traz a TRANSEXUALIDADE para o debate, pois se apresenta numa realidade contemporânea que necessita da capacitação de profissionais com autonomia e discernimento para assegurar a integralidade da atenção, além da humanização e do atendimento a estes atores sociais que são Sujeitos de Direitos.

Objetivo: Oportunizar debates acerca da diversidade sexual, possibilitando refletir as conquistas dos direitos dos transexuais no Estado brasileiro.

O Evento ocorrerá dia 4 de outubro de 2016 na sala 401 da FIBRA.

Horário: 19hs às 22hs

Palestrantes:

  • Davi Miranda Arquiteto e Coordenador do Coletivo de Homens Trans /Pa
  • Lyah Santos Corrêa Psicóloga, Militante e Mulher trans
  • Eli do Socorro Gonçalves Pinheiro Assistente Social Mestre em Serviço Social e doutoranda em Antropologia docente da ESAMAZ.
  • Dáfine  Silva Nascimento Discente do Curso de Direito da FIBRA

 

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.