O CINE FIBRA, da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA, exibirá no dia 10 de setembro, às 18h, com entrada franca, “Conrack”.

DIREÇÃO

Martin Ritt

ELENCO

John Voight

10 de setembro às 18h.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR

APOIO

Associação de Críticos de Cinema do Estado do Pará - ACCEPA

PÚBLICO

A sociedade em geral/Entrada franca

SINOPSE

Ilha de Yamacraw, Carolina do Sul, março de 1969. O branco Pat Conroy, que no passado fora racista, chega para ser professor numa escola que tem como alunos crianças negras pobres. Toda a ilha é habitada por negros pobres, com exceção de um comerciante, que tem um pequeno negócio. A srª. Scott, a diretora da "escola", só o chama de Patroy e os alunos, de Conrack. Não conseguem dizer Conroy, pois, por viverem em isolamento, criaram seu próprio idioma. Eles são analfabetos, não conseguem contar nem sabem em qual país vivem. Pat tenta trazer uma educação de melhor nível, mas o primeiro obstáculo é a srª. Scott, pois chama os alunos de lentos e preguiçosos, acabando com a auto-estima deles. Além disto, ela crê que a única forma de educá-los é no chicote. Pat responde jogando fora o livro de regras e lições pedagógicas. Os estudantes respondem avidamente quando ele toca música clássica, lhes mostra filmes, lhes ensina a nadar e explica a importância de escovar os dentes. Porém o chefe de Pat, o sr. Skeffington (Hume Cronyn), que mora numa cidade próxima, está insatisfeito com os métodos de Pat.

MAIS INFORMAÇÕES

Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA) Av. Gentil Bittencourt, 1144 (entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março). Fones: 3205 1837 / 98896-5689.