TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

A Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA, está com inscrições abertas à turma do Curso de Extensão em ARTE CAPOEIRA, a ser ministrado pelo Prof. Ricardo de Oliveira Mendes (Prof. Pião), no período de fevereiro a junho de 2016.

DATA

Fevereiro a junho de 2016

MINISTRANTE

Prof. Ricardo de O. Mendes (Prof. Pião)

PÚBLICO-ALVO

Interessados, sem restrição de idade ou de deficiência física ou mental.

CARGA HORÁRIA

80 horas.

HORÁRIO

Das 14 às 18h, às quartas-feiras e aos sábados.

Nº DE VAGAS

50 participantes.

INVESTIMENTO

6 parcelas de R$ 50,00

MAIS IFORMAÇÕES

O curso pretende garantir a identificação das especificidades da formação do capoeirista e do andamento de rodas de capoeira. Tem como objetivo específico a formação de público para a apreciação da organização, movimentação e musicalidade da roda de capoeira.

A capoeira é uma atividade física considerada aeróbica de alto impacto. Além de seu papel na tradição cultural brasileira, suas contribuições à fisiologia humana são inestimáveis. Amorim e Atil (2007), referindo-se à teoria de múltiplas inteligências de Howard Gardner, enfatizam que a capoeira é exercício educacional de desenvolvimento de outras inteligências ou habilidades humanas além das já tradicionalmente desenvolvidas por instituições de ensino.

Além das inteligências matemática e linguística, a inteligência musical, corporal-cinestésica, espacial, intrapessoal e interpessoal são características de um movimento integrador de diversas aptidões e diferentes indivíduos que compuseram historicamente a roda e os diversos treinos de capoeiristas.

As aulas serão teóricas e práticas sobre os assuntos: noções de organização e condução da roda de capoeira; musicalidade e movimentação, ética e comportamento na roda de capoeira; graus e nivelamento na capoeira; jogo de benguela; jogo de regional/São Bento Grande; alongamentos; condicionamento físico e mental; jogo de Santa Maria; capoeira e psicomotricidade; movimentações de passagem, defesa, ataque e floreios; jogo de Iuna; toques de berimbau; toques de pandeiro; jogo de angola; toques de atabaque; toques de agogô. Recomendam-se roupas leves e calças que permitam liberdade de movimento.

Inscrições na Secretaria da Coordenadoria de Investigação Científica, Pós-Graduação e Extensão e fones 98896-5689; 3205-1837.

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.