Apresentação

Nesta quarta edição do periódico “Resumos de Relatórios de Iniciação Científica” que ora apresento, estão os resumos dos estudos realizados pelos alunos do Centro Universitário Fibra que concluíram a Iniciação Científica nos anos de 2021 e 2022. São, respectivamente, 32 e 18 resumos. Julga-se o quantitativo bem menor de alunos em 2022 seja ainda um reflexo da pandemia Covid – 19.

Os projetos de investigação científica a que esses alunos se vincularam foram provenientes dos cursos Biomedicina (7), Direito (7), Farmácia (14), História (2), Odontologia (15), e Serviço Social (5). Como se vê, os cursos detentores de maior número de alunos foram de Odontologia e de Farmácia.

Esses resumos refletem as temáticas dos projetos de investigação científica que o Centro Universitário Fibra realizou nos anos acima referidos. Assim, envolvem as áreas gerais de conhecimento Saúde e Bem-estar (Biomedicina, Farmácia, Odontologia e Serviço Social); Negócios, Administração e Direito (Direito); e Artes e Humanidades (História), e se inserem na linha de pesquisa “Responsabilidade Social e Cultural”.

A publicação de mais uma edição deste periódico fortalece o empenho da Instituição em desenvolver atividades formadoras que contribuam para o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo do aluno e futuro profissional, razão de ser motivo de grande regozijo. Reflete, assim, uma importante faceta do fazer pedagógico que o Centro Universitário Fibra realiza, na intenção de despertar naqueles que participam da Iniciação Científica o gosto pela pesquisa e o compromisso social com o desenvolvimento científico.

 Profª Célia Maria Coêlho Brito

Coordenadora da Coordenadoria de Investigação Científica